segunda-feira, 28 de março de 2016

Modelos de Serviços

  

 Exitem três modelos de serviços de computação em nuvem, que são estes: Infraestrutura como serviço (IaaS), Plataforma como serviço (PaaS) e Software como serviço (SaaS).
    Na pilha de computação em nuvem, esses modelos fazem parte de cada nível.  São importantes, pois definem um padrão arquitetural no ambiente de computação em nuvem. A seguir será apresentado cada um dos três modelos de serviços de computação em nuvem.


Infraestrutura como Serviço 



A infraestrutura como serviço prover ao usuário mudanças dinâmicas na quantidade de recursos computacionais oferecidos, como aumento da capacidade de armazenamento, processamento ou algum adicionamento de equipamento de redes bem como a inclusão de sistemas operacionais.
O principal objetivo da IaaS é torna os recursos computacionais mais acessíveis e fácil de se utilizar, que geralmente são recursos como servidores, armazenamento, rede  e outros recursos fundamentais para manter um ambiente de computação sob demanda. 
Em geral o usuário do serviço não administra e controla diretamente os recursos computacionais na nuvem. Eles geralmente tem controle sobre o sistema operacional, armazenamento e os programas implantados, como também podem controlar componentes de rede, como firewalls.
A IaaS é uma infraestrutura computacional que se basea na técnica de virtualização de recursos computacioais. O usuário pode aumentar ou diminui os recursos dinamicamente de acordo com seu uso. Essas mudanças são feitas com facilidade e com menor tempo se comparado a soluções não nuvem. Além disso há uma grande economia, pois para aumentar os recursos, por exemplo, não precisa comprar novos servidores e equipamentos de redes, e no caso da não mais utilização de algum recurso ou simplemente a redução do mesmo, é preciso simplemente cancelar o serviço e solicitar a diminuição do recurso oferecido, respectivamente, não ocorrendo ou evitando ao máximo o desperdício de recursos computacionais, assim gerando desperdício de dinheiro.
No mercado, possui vários exemplos de serviços que proporcionam essa elasticidade e facilidade para adicionar ou reduzir recursos computacionais, servidores virtuais. Como exemplo temos : O Amazon Elastic Cloud Computing (EC2) e o Elastic Utility Computing Architecture Linking Your Programs To Useful Systems (Eucalyptus) são exemplos de IaaS.
Dentro da pilha de modelos de serviços da computação em nuvem, o IaaS é a parte responsável por oferecer toda a infraestrutura necessária para a PaaS e o SaaS funcionarem.

Plataforma como serviço



A PaaS é utilizada para que o usuário utilize de ferramentas para a implementação e testes de aplicações na nuvem. O usuário deste modelo de serviço de computação em nuvem não controla ou administra o sistema operacional, servidores, redes e  armazenamento. Porém controla as aplicações implantadas, podendo também controlar as configurações dessas aplicações.  É oferecido ao usuário, um sistema operacional, linguagens de programação que podem ser utilizadas e ambientes de desenvolvimento de aplicações. A PaaS, possui ferramentas para desenvolvimento de software e colaboração entre os desenvolvedores, auxiliando assim a criação de aplicações.
Como exemplos de PaaS pode-se destacar as PaaS Google App Engine e Aneka.

Software como serviço



O SaaS possibilita que software sejam disponibilizados aos usuários através de uma interface thin client, como um navegador web, onde o software pode ser acessado de diversos dispositivos em qualquer lugar que possua internet e a qualquer momento. O usuário deste modelo de serviço de computação em nuvem não controla ou administra o sistema operacional, servidores, redes e armazenamento. 
Após aplicação ser disponibilizada pelos desenvolvedores, ela poderá sofrer melhorias com atualizações, mas ainda assim ficam acessíveis para uso. Os usuaŕios não notam o processo de evolução do software, que se torna transparente, pois ele sempre estará disponível para uso.
Como exemplos de SaaS pode-se destacar os serviços de Customer Relationship Management (CRM) da Salesforce e o Google Docs.



Nenhum comentário:

Postar um comentário